Projeto de coleta seletiva de óleo, da Coppe/UFRJ é premiado pela ONU
O descarte de óleo de soja ainda é comum, mas muitas ações estão começando a despontar como solução para este tipo de resíduo.

Um projeto do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, Coppe, da Universidade Federal do Rio de JAneiro, UFRJ, foi premiado pela Organização das Nações Unidas, ONU, ao propor a instalação de uma pequena usina de produção de biodiesel em Copacabana, onde se concentram inúmeros restaurantes e hotéis.

De acordo com o estudo, a usina, além de ajudar na preservação ambiental, poderá contribuir com a geração de empregos e renda.

Em um levantamento feito com chefes de cozinha de 70 hotéis e 120 restaurantes do bairro, revelou-se que parte dos 130 mil litros de óleo gerados pelos estabelecimentos acaba sendo desperdiçado sendo lançado no esgoto. “Esta pequena unidade de produção de biodiesel daria um destino apropriado para este óleo”, destacou o coordenador do projeto, Luciano Valle.

O estudo, que conta com a participação de alunos de pós-graduação de Engenharia de Produção da Coppe, e alunos de graduação do curso de Engenharia Ambiental, recebeu o Life Cycle Initiative Award for LCA projects in developing countries pela ONU.

Data: 02/07/2010
Fonte: http://noticias.ambientebrasil.com.br/



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha