Ato público marca Dia Mundial da Água
A água, bem de inestimável valor e de preocupante escassez mundial - menos de 1% da água doce do planeta está disponível para o consumo da população mundial - foi objeto, ontem, na praça de República, de um ato público promovido pelo Partido Verde (PV). Presidente regional do PV no Pará e vice-presidente do partido no Pará, José Carlos Lima, explicou que o PV paraense fazia um ato público para associar-se às manifestações internacionais pelo Dia Mundial da Água, que transcorreu na quarta-feira, 22.

José Carlos Lima enfatizou que a conscientização social ainda é o grande objetivo do Partido Verde, uma vez que na Amazônia, até mesmo pela aparente abundância da água, ainda é muito limitada a consciência popular sobre os cuidados e sobre a forma racional de como usar a água. Zé Carlos relatou que numa importante faculdade da capital, onde ministrou, na semana passada, uma palestra sobre os cuidados que se deve ter com a água, os alunos não sabiam onde se localizam as nascentes do rio Guamá, um dos mais importantes rios do Pará e o mais importante para Belém, uma vez que é o rio qua abastece os mananciais Água Preta e Bolonha, de onde vem a água para consumo da cidade.

O político falou aos alunos sobre a lei estadual que decretou o tombamento do rio Guamá, como patrimônio do Estado do Pará e do Brasil. A lei, segundo Zé Carlos Lima, determina que as nascentes do rio Guamá, que estão localizadas na serra dos Coroados, na região nordeste do Estado, sejam protegidas por um polígono verde. Ocorre, segundo o presidente regional do PV, que não se sabe nem mesmo, no Estado do Pará, se tal dispositivo legal está sendo respeitado, uma vez que ainda não foi feita uma visita de inspeção às nascentes do rio Guamá.

No ato público realizado ontem, integrantes do Partido Verde, como João Carlos Ramalho, que dirige a 15ª Unidade Regional de Educação (URE), com sede em Conceição do Araguaia e jurisdição sobre 15 municípios do sul do Pará, e o pecuarista Diogo Naves, vice-presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Pará (Faepa) e presidente do Sindicato Rural de Marabá, defenderam os chamados '12 valores verdes' e fizeram alertas à população, entre outros, de que uma torneira pingando à velocidade de um pingo por minuto representa, no final de um ano, um desperdício de 16 mil litros de água.

Prêmio - Zé Carlos Lima anunciou que o PV pretende instituir, no Pará, um prêmio 'às gentilezas urbanas' para premiar iniciativas públicas ou particulares voltadas para os cuidados com a água e a preservação do meio ambiente. Segundo ele, se o prêmio já estivesse instituído, seria creditado ao edifício Antonio Landi, em Belém, que é o único prédio que dispõe de um sistema de captação da água da chuva para serviços de lavagam de carros e limpeza da garagem do prédio. Além disso, segundo o presidente do PV, o 'Antonio Landi' possui um sistema de placas solares para captação da energia solar que é destinada ao aquecimento da água servida aos moradores do prédio.

Data: 28/03/2006
Fonte: Folha OnLine



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha