Minas Gerais sedia evento internacional sobre mudanças climáticas
Desde segunda-feira, 12, pesquisadores e produtores estão reunidos em Belo Horizonte, MG, em um Workshop Internacional sobre mudanças climáticas e agricultura.

O encontro é promovido pela organização meteorológica mundial WMO, órgão da Organização das Nações Unidas, ONU, Secretaria Estadual de Agricultura, Universidade Federal de Viçosa e Instituto Nacional de Meteorologia.

Amanhã, 15, diplomatas e políticos dos países signatários devem participar da 15ª Sessão da Organização Meteorológica Mundial. Esta é a primeira vez que a reunião acontece na América Latina em 60 anos. Na ocasião, serão debatidas estratégia para o enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas sobre a agricultura.

“A agricultura que conhecemos hoje não será a mesma em 2050. Será preciso modificar plantas e sistemas de plantio para nos adaptarmos à variabilidade climática que já está em curso”, afirmou o pesquisador da Universidade Federal de Viçosa e presidente da Sociedade Brasileira de Metereologia Agrícola, Luiz Cláudio Costa.

Segundo o pesquisador, períodos intensos de seca e chuva se tornarão mais comuns, o que, em sua avaliação, é mais grave que o aumento global da temperatura. “Precisamos criar mecanismos mais eficazes de informações meteorológicas para que os agricultores possam tomar decisões rápidas, evitando grandes prejuízos”, disse
Data: 14/07/2010
Fonte: http://noticias.ambientebrasil.com.br/



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha