Mais de 50 novas espécies de insetos são encontradas no Amazonas
Pesquisadores identificaram mais de 50 espécies novas de insetos no Amazonas. A coleta foi realizada nos rios Padauari, Aracá e Demini, localizados à margem esquerda do rio Negro, durante o trabalho de campo do projeto Amazonas: diversidade de insetos ao longo de suas fronteiras”.

Na avaliação do coordenador da pesquisa, José Albertino Rafael, o projeto é importante para a ampliação do conhecimento científico sobre a diversidade dos insetos amazônicos. O projeto conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, por meio do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência Pronex-Fapeam-CNPq.

“Somente depois de descritas e nomeadas é que poderemos dizer quais são essas novas espécies. Antes de serem publicadas elas não existem (é como uma pessoa sem registro em cartório; oficialmente não existe)”, explicou Rafael.

Foram encontradas pelo menos 8 espécies de carapanãs, ou pernilongos, 4 de percevejos, 15 de cigarrinhas, 15 de moscas, 6 de besouros serradores e 10 de esperanças.

Cerca de 100 mil exemplares foram coletados . “O material está sendo triado e contabilizado em laboratório”, destacou o coordenador. Assim que descobertas, as espécies são descritas e nomeadas. Após esse processo, são estudadas sob aspectos variados, como características genéticas, potencial, biologia, etc.

“Essas descobertas representam um respeito para com os organismos, com a natureza, porque saberemos que eles existem naquelas áreas e teremos a obrigação de preservá-los. Ainda não sabemos da sua importância e por isso temos que mantê-los em seu habitat natural para podermos estudá-los com maior profundidade, nem que seja daqui a 100 anos”, concluiu o pesquisador.
Data: 22/07/2010
Fonte: http://noticias.ambientebrasil.com.br



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha