Ambiente: Lula defende cooperação para preservação da natureza
Lula da Silva que falava, ontem, na 8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica, que decorrer até sexta-feira em Curitiba, salientou que a preservação da biodiversidade depende de vontade política dos países, nomeadamente dos desenvolvidos.

"Requer também cumprimento da promessa dos países desenvolvidos com a cooperação internacional", afirmou Lula da Silva, na cimeira que reúne ministros do Meio Ambiente e altos funcionários dos 187 países.

"As finanças, a tecnologia e o comércio mundial podem levar a globalização o mais longe possível, mas caberá à democracia, com a participação social cada vez mais intensa, evitar a contínua colisão entre as nossas carências e os nossos excessos", disse o presidente.

A Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU, criada em 1992 e com o actual apoio de 187 países, inclui um programa de cooperação internacional para a conservação do meio ambiente e o uso sustentável dos recursos naturais.

A cimeira deverá discutir a adopção de normas para o comércio de organismos geneticamente modificados e as garantias para que as comunidades indígenas e locais também possam beneficiar com a exploração.

Um dos temas mais polémicos deverá ser a comercialização das chamadas "sementes estéreis", organismos geneticamente modificados para germinar plantas sem sementes.

Data: 28/03/2006
Fonte: Folha Online



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha