Apesar de proibição, soja ainda está presente no Paraná durante vazio sanitário
Passados mais 30 dias do início do vazio sanitário da soja no Paraná, em que a manutenção de plantas vivas é proibida, a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento ainda registra a presença de plantas remanescentes.

Desde o dia 15 de junho está em vigor a medida que tem como objetivo o controle da ferrugem asiática e outras doenças que atacam as plantas, conforme publicado em “EXCLUSIVO: Paraná dará início ao vazio sanitário da soja para prevenir a ferrugem asiática“.

Segundo a engenheira agrônoma do Departamento de Fiscalização e da Defesa Agropecuária, Defis, Maria Celeste Marcondes, houve um aumento nas notificações e autuações em relação ao ano passado. Em um mês foram realizadas 86 notificações, de acordo com dados da Seab, referentes à incidência de plantas vivas, que resultaram em 47 autos de infração, em uma área de pouco mais de 4.700 hectares.

“No ano passado tivemos uma geada no dia 15 de junho – no primeiro dia do vazio sanitário, eliminando quase a totalidade das plantas de soja remanescentes no Estado” explicou a engenheira.

Em todo o Brasil, as perdas relacionadas à ferrugem asiática, superaram US$13 bilhões, segundo estimativa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa.

Data: 28/07/2010
Fonte: http://noticias.ambientebrasil.com.br



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha