EXCLUSIVO: Características genéticas do tamanduá bandeira são estudadas na Uema
Um estudo do acadêmico do 4° período de Ciências Biológicas do Centro de Estudos Superiores de Caxias, CESC, da Universidade Estadual do Maranhão, Uema, Lúcio Lauro Leite dos Santos, revelou características únicas no genoma mitocondrial dos tamanduás bandeiras.

O animal, que está presente nas florestas, cerrados e savanas das Américas do Sul e Central, pode apresentar variações nessas características únicas, dependendo da região onde se encontra. As diferenças podem ser verificadas mesmo em estados próximos, como Piauí e o Maranhão.

A pesquisa, “Micro Satélite no DNA Mitocondrial de Tamanduá-Bandeira (Myrmecophaga Tridactyla)”, levou em conta o risco de extinção da espécie. O estudo foi realizado com objetivo de usar os dados para criar ações para reduzir os riscos dessa extinção.

A extração do DNA, amplificação e sequenciamento dos genes foi realizada através do Laboratório de Genética e Biologia Molecular do CESC, Genbimol. Para finalização do procedimento o acadêmico contou com o apoio da Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, e do Pará, UFPA.

A descoberta vai permitir a identificação das regiões de ocorrência de animais empalhados em museus e a verificação, também, das áreas onde o risco de extinção é mais crítico.

“Usamos a biologia molecular para responder a várias questões relacionadas à genética dos mamíferos, sempre no intuito de melhorar o habitat desses animais e modificar os índices de extinção”, afirmou um dos coordenadores da pesquisa, professor Claudene Barros.

Entre os dias 14 e 17 de setembro, o estudo será apresentado no 56º Congresso Brasileiro de Genética, em Guarujá, São Paulo
Data: 09/08/2010
Fonte: http://noticias.ambientebrasil.com.br/



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha