Cinco espécies de aves são registradas no Acre, em tese de doutorado
A tese de doutorado “Avifauna do Estado do Acre: Composição, Distribuição Geográfica e Conservação”, apontou cinco espécies de aves, registradas pela primeira vez no Brasil.

Ao todo, foram mapeadas 655 espécies no Acre. O biólogo Edson Guilherme da Silva, que é professor do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza da Universidade Federal do Acre (UFAC), revela que a região amazônica abriga pelo menos 40.000 espécies de plantas, 427 de mamíferos, 1294 de aves, 378 de répteis, 427 de anfíbios e mais de 3000 espécies de peixes, que representam cerca de 10% da biodiversidade mundial.

“Ao final dos trabalhos, 655 espécies foram confirmadas para o Acre [distribuídas em 73 famílias e 23 ordens], sendo que cinco destas foram registradas pela primeira vez em território brasileiro. São elas: flamingo-da-puna (Phoenicoparrus jamesi), o pica-pau-anão (Picumnus subtilis), o arapaçu-de-tschudi (Xiphorhynchus chunchotambo), o flautim-rufo (Cnipodectes superrufus) e o caneleiro (Pachyramphus xanthogenys)”, afirmou o pesquisador.

Para o levantamento, foi realizada, inicialmente, uma lista das espécies com um ampla revisão bibliográfica. Depois, a nomenclatura científica foi atualizada, pois muitas espécies tiveram o nome modificado devido às revisões taxonômicas.

Em 2006 e 2007 foram realizadas expedições ao Acre para o registro e coleta de aves. As espécies oram taxidermizadas e incluídas na coleção ornitológica do Museu Goeldi.

Data: 23/08/2010
Fonte: http://noticias.ambientebrasil.com.br



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha