Mudas serão distribuídas durante Festa das Árvores
A Festa Anual das Árvores, que é oportunidade para promover um contato maior entre a população e a vegetação local, teve início ontem pela manhã na sede da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Neste ano, meio milhão de mudas de árvores frutíferas e ornamentais estão sendo distribuídas na Capital e no Interior. A programação prossegue até sexta-feira (31), em diversos pontos da cidade, como Jacarecanga, Messejana, Vila Velha e Conjunto Ceará.

O governador Lúcio Alcântara esteve presente na solenidade de abertura da Festa das Árvores que, segundo ele, marca um momento para reflexão, para pensar sobre a questão. "É um desafio para nós. O Brasil tem uma biodiversidade maravilhosa, nós não podemos desperdiçar. Fala-se muito de Mata Atlântica, Floresta Amazônica, Pantanal e fala-se pouco no semi-árido, na caatinga, no risco de desertificação, que seria um desastre para nós", disse.

De acordo com o governador, zelar pelo meio ambiente não é uma ação que envolve apenas governo federal, estadual ou municipal, mas toda a população, exigindo consciência ambiental. Uma das ações citadas por ele é trabalho educativo nas escolas. Durante a solenidade, houve apresentação teatral encenada por estudantes da Escola Antônio Braga da Rocha, de Caucaia, pelo Projeto Carnaúba nas Escolas, onde crianças falavam sobre as aplicações da carnaúba e as conseqüências de seu desmatamento.

Ao final da solenidade, a Semace deu início à distribuição de 500 mil mudas de plantas, das quais 300 mil são destinadas ao interior do Estado. Entre elas, estão disponíveis 48 espécies diferentes, sendo 18 nativas e 30 frutíferas. Para o superintendente da Semace, Romeu Aldigueri de Arruda, o objetivo é incentivar a população a plantar árvores nativas. Entre as vantagens da vegetação, ele cita a diminuição da incidência de calor, o anti-estresse e a melhoria na qualidade de vida, bem como dos recursos hídricos.

Aldigueri lembra que a Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda 12 metros quadrados de área verde por habitante, enquanto Fortaleza conta com apenas 4 metros quadrados por habitante. "Imagine no interior! E é porque a gente (fortalezenses) tem o Parque do Cocó", disse. Ele estima que se cada um dos municípios adotar um horto florestal, é possível produzir 10 mil árvores por mês e, em dez anos, conseguir atingir os níveis necessários de áreas verdes.
Conforme afirma Aldigueri, Baturité, Caridade, Pacoti e Uruburetama são alguns dos municípios que já estão participando do projeto de criação de hortos florestais municipais. Além disso, ele cita o curso de multiplicadores promovido pelo Governo, que oferece noções gerais de meio ambiente, voltado para estudantes de 2º e 3º graus, professores e formadores de opinião. Para esse ano, a meta do curso é atender 78 municípios.
Data: 28/03/2006
Fonte: Jornal O Povo



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha