Pesquisadores avaliam o impacto das queimadas no interior de São Paulo
Desde terça-feira, 24, o Instituto de Pesquisas Meteorológicas, IPMet, do câmpus de Bauru, da Universidade Estadual Paulista, Unesp, está realizando experimentos para avaliar o impacto das queimadas na atmosfera.

Estão sendo utilizados equipamentos do instituto e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, Ipen, da Universidade de São Paulo, USP. A área analisada corresponde a 450 km a partir da posição do Laboratório de Monitoramento Ambiental.

O estudo tem como objetivo identificar os efeitos das queimadas da palha da cana e as consequentes alterações nas propriedades da atmosfera e seu impacto nas alterações climáticas.

O meteorologista da Unesp, Jonas Teixeira Nery, faz parte da equipe responsável pelo projeto, assim como os químicos Arnaldo Cardoso, Andrew Allen, do Instituto de Química, o físico Eduardo Landulfo, do Ipen, e Lílian Rothshield, do Instituto de Química da USP.

O período seco, típico do inverno, é o mais propício para a realização da pesquisa devido a intensificação das queimadas geradas pela colheita da cana-de-açúcar.

Data: 27/08/2010
Fonte: http://noticias.ambientebrasil.com.br/



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha