Questões ambientais podem ser consultadas em cartilha para gestores municipais no Rio
Já estão disponíveis os três primeiros cadernos da Série Gestão Ambiental, elaborada por técnicos do Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro, Inea.

A primeira cartilha, Descentralização do Licenciamento Ambiental, fala dos procedimentos de licenciamento. O segundo volume esclarece os gestores sobre a área de preservação permanente no entorno dos corpos hídricos, a Faixa Marginal de Proteção.

O terceiro caderno trata da Outorga de Direitos de Uso dos Recursos Hídricos, que assegura o direito de acesso à água por empreendimentos produtivos e controle da utilização dos recursos hídricos.

Durante cinco meses os técnicos de vários setores do Inea se reuniram para a elaboração das cartilhas. Até o final do ano devem ser lançadas, ainda, outras três edições, abordando os Fundos Municipais de Meio Ambiente, a Gestão Ambiental Integrada e os Conselhos Municipais de Meio Ambiente.

As cartilhas podem ser obtidas diretamente com a Gerência de Apoio à Gestão Ambiental Municipal do Inea, de segunda a sexta-feira, pelo telefone (21) 2334-9668.
Data: 01/09/2010
Fonte: http://noticias.ambientebrasil.com.br



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha