Pesquisadores se reúnem em Santa Catarina para debater projetos de prevenção de desastres naturais
Na última sexta-feira, 10, foram apresentados os primeiros resultados dos projetos sobre prevenção de desastres naturais apoiados pela Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina, Fapesc.

As apresentações ocorreram durante o I Seminário de Avaliação da Chamada Pública 10/2009, em Florianópolis. As propostas vão contribuir para a elaboração de políticas públicas voltadas ao meio ambiente e ao planejamento urbano e social.

Entre os projetos, está a realização de um Atlas de Desastres Naturais de Santa Catarina, que vai abranger o período entre 1980 e 2010. Serão detalhados eventos como a ressaca do mar ocorrida em Florianópolis neste ano e o tornado registrado na região de Araranguá e Sombrio, em 2009.

Em 2008, uma das maiores tragédias já registradas no estado deixou 117 mortos e 47.894 pessoas desalojadas.

Uma equipe multidisciplinar do Centro Tecnológico do Carvão Limpo, CTC/SATC, também está mapeando as áreas alagáveis na Bacia do Rio Araranguá, que abrange 14 municípios. “Todo ano, periodicamente, a região da bacia é afetada por problemas de alagamento que, às vezes, interrompem o trânsito na BR-101”, explicou o coordenador, professor Antonio Silvio Jornada Krebs.
Data: 13/09/2010
Fonte: http://noticias.ambientebrasil.com.br/



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha