Por sugestão da comunidade, Parque Estadual da Costa do Sol, no Rio, pode ser ampliado
O Parque Estadual da Costa do Sol, no Rio de Janeiro poderá incluir novas áreas de proteção. De acordo com o presidente do Instituto Estadual do Ambiente, Inea, Luiz Firmino, a Área de Proteção Ambiental, APA, das praias da Azeda e da Azedinha, em Búzios, e do Parque Municipal do Mico-Leão Dourado, em Cabo Frio, poderão fazer parte do parque, que está em processo de criação. A inclusão faz parte das solicitações de moradores e ambientalistas da região.

O Parque Municipal do Mico-Leão Dourado, foi criado pela Prefeitura de Cabo Frio em 1977, e depois, foi extinto com a alegação de falta de recursos para o pagamento de desapropriações. As praias da Azeda e da Azedinha que ficam próximas ao centro de Búzios tem grande fluxo de turistas e são cercadas por vegetação de Mata Atlântica. “Nunca é bom perder alguma área que já estava destinada, pelos seus atributos ecológicos, ao título de unidade de conservação”, disse o presidente.

O projeto do parque prevê a proteção de ecossistemas dos municípios de Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Cabo Frio. No local encontra-se vegetação de Mata Atlântica, restinga, dunas, banhados, manguezais, escarpas, costões rochosos, praias, ilhas e pequenas lagunas.

Foram realizadas audiências públicas na região de abrangência do parque, sendo que a inclusão de tais áreas foi sugerida pela comunidade
Data: 20/09/2010
Fonte: http://noticias.ambientebrasil.com.br/



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha