China diz que não cederá à pressão dos países ricos sobre cortes de poluentes
A China disse nesta quinta-feira (7) que não vai ceder à pressão dos países industrializados na questão climática, e reiterou sua exigência de que as nações desenvolvidas se comprometam com cortes mais expressivos nas suas emissões de gases do efeito estufa.

Representantes de 177 governos discutem nesta semana em Tianjin, no norte da China, as bases de um eventual tratado climático para substituir o Protocolo de Kyoto a partir de 2013.

A exemplo do que vem ocorrendo nos últimos anos, os países em desenvolvimento querem mais empenho das nações ricas no combate ao aquecimento global. As nações industrializadas, por sua vez, dizem que grandes países em desenvolvimento, como China, Índia e Brasil, também precisam se comprometer com cortes.

O Protocolo de Kyoto só estabelece exigências para os países ricos, embora os EUA, que estão entre os maiores emissores, não participem desse esquema.

A primeira fase de Kyoto, que envolve cerca de 40 nações ricas no cumprimento de metas de emissões, expira em 2012 e não está claro o que acontecerá depois disso, fato que preocupa investidores que querem certezas de longo prazo sobre políticas e financiamento.

“Claro, nós estamos discutindo as questões legais, se isso acontecer”, disse Su Wei, diretor do departamento de mudança climática da Comissão Nacional de Reforma e Desenvolvimento da China, referindo-se a um possível período sem um acordo que substitua Kyoto.

A ONU vem ampliando os esforços para convencer os países a não deixar o Protocolo de Kyoto expirar sem que haja um substituto e para garantir o mercado de carbono de 2,7 bilhões de dólares, que faz parte do acordo.

Su disse à Reuters que o governo chinês não vai ceder às exigências ocidentais e está relutantemente pensando em como lidar com a probabilidade de que a primeira fase de Kyoto expire sem outro acordo para substituí-la.
Data: 08/10/2010
Fonte: http://noticias.ambientebrasil.com.br



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha