Inundações no norte da Alemanha superam recorde de 2002
O nível de água no rio Elba subiu ainda mais durante o sábado em algumas localidades do norte da Alemanha, superando em algumas regiões a marca recorde das históricas inundações do verão de 2002, enquanto que na Saxônia, no leste do país, a situação começa a se normalizar.
A chanceler alemã Angela Merkel prometeu ajuda aos estados afetados pelas inundações.

Merkel visitará neste domingo o estado da Baixa Saxônia, no noroeste da Alemanha, junto ao primeiro-ministro deste estado, Christian Wulf, para saber como estão as áreas afetadas pelas inundações, anunciou hoje a Chancelaria.

O nível do Elba em sua passagem por Hitzacker, na Baixa Saxônia, atingiu hoje 7,60 metros, dez centímetros a mais que há três anos e meio, informaram as autoridades desse estado alemão.

Em Hitzacker, as autoridades esperam que no domingo o nível de água do Elba chegue aos 7,75 metros. Merkel e Wulf também devem visitar esta localidade, que está totalmente inundada desde quinta-feira.

Os moradores tentam salvar o que podem de seus pertences antes que a situação piore e dizem que não foram avisados sobre a possibilidade de catástrofe.

Cem casas de Lauenburg estão inundadas, enquanto que em outras partes desta localidade próximas ao rio os moradores tentam reforçar os diques construídos com sacos de areia para evitar que ocorram mais transbordamentos.

Enquanto a situação se complica na foz do rio, no mar do Norte o alerta diminuiu em toda a bacia saxã do Elba, depois que nos últimos dias o rio transbordou em vários pontos.

Na cidade de Dresden, onde em princípio se temia o pior, a situação se normalizou.

Na chamada Suíça Saxã, o alerta para catástrofes foi desativado após uma semana em que os habitantes da região temiam a subida do rio.

As localidades de Wehlen, Bad Schandau, Königstein, Pirna e Heidenau foram afetadas pelas inundações, assim como que Porschdorf, Rathmannsdorf e Reinhardtsdorf-Schoena, informou Michael Geisler, chefe do distrito da Suíça Saxã,que agradeceu a ajuda dos voluntários durante os últimos dias.

O nível de água continua descendo lentamente no estado da Saxônia-Anhalt, embora alguns dos diques possam se romper pela pressão da água e produzir inundações.

Em Magdeburgo, o nível de água desce a um ritmo de um centímetro por hora, segundo cálculos das autoridades, e na região de Wittenberg e Stendal o alarme para catástrofes foi ativado diante da instabilidade de alguns diques pela grande pressão de água.

Em algumas regiões de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, o nível do rio superou as máximas registradas nas inundações de 2002. Por exemplo, na localidade de Boizenburg, o nível do rio Elba chegou aos 6,65 metros, 20 centímetros a mais que em 2002 e perto do recorde absoluto de 6,70 metros das inundações de 1895.

No estado de Brandeburgo (próximo a Berlim), as autoridades também estão em alerta, não só nas áreas banhadas pelo rio Elba, mas também nas dos rios Havel e Oder.

O rio Elba, que nasce em Krkonose, na República Tcheca, e desemboca próximo à localidade alemã de Cuxhhaven, no Mar do Norte, é um dos rios mais longos da Alemanha.

De seus 1.091 quilômetros de longitude, 727 passam por vários estados federados alemães, banhando cidades como Dresden, Magdeburgo e Hamburgo.
Data: 11/04/2006
Fonte: Terra



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha