Pesquisadores vão estudar a utilização de fragrâncias amazônicas
Estudantes da Universidade Federal do Amazonas, Ufam, vão desenvolver fragrâncias com inspiração na flora amazônica, no município de Itacoatiara,AM.

As pesquisas foram aprovadas pelo Programa de Infraestrutura para Jovens Pesquisadores, Programa Primeiros Projetos, PPP, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, e receberão financiamento no valor de R$ 30 mil.

Serão feitos testes a partir de matérias-primas sintéticas e naturais, de acordo com a pesquisadora, Margarida Carmo de Souza. “As substâncias sintéticas imitam o óleo natural. Queremos experimentar os dois para a produção de sabonetes, cremes, loções e perfumes”, disse. Ainda há muitos aromas na floresta com potencial de utilização, segundo ela.

O uso de material sintético tem como objetivo preservar o meio ambiente, uma vez que a obtenção de produtos em larga escala pode ser ecologicamente inviável.

“A maioria dos insumos está presente, em baixas concentrações, nas espécies vegetais. Além disso, podem estar contidos em órgãos como caules e raízes, o que seria um agravante, pois para a extração do óleo seria necessário derrubar a árvore inteira”, explicou
Data: 15/10/2010
Fonte: http://noticias.ambientebrasil.com.br



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha