Projeto prevê reflorestamento da Bacia do Córrego Engenho Nogueira, em Minas Gerais
Nesta quarta-feira, 27, o Núcleo Manuelzão da Bacia do Córrego Engenho Nogueira promove uma ação de reflorestamento na bacia do córrego Engenho Nogueira, situado entre a região Noroeste e a região da Pampulha, em Belo Horizonte.

Na primeira etapa serão plantadas de 570 a 600 mudas dentro dos limites do Colégio Militar, em uma área de cerca de 230 metros na margem esquerda do córrego.

O objetivo do projeto é reflorestar várias áreas localizadas na bacia, para contribuir com a revitalização do córrego.

Entre os principais problemas identificados em visitas técnicas estão a ocupação indevida da região, o lançamento de esgoto doméstico e industrial, inundações no período de chuvas e ausência de mata ciliar em alguns trechos.

Com a medida, espera-se proteger o córrego contra a erosão e assoreamento. As espécies que serão plantadas no local têm porte médio de 1,5 metro. Depois do plantio será feita manutenção até o solo seja recoberto pela sombra da copa das árvores.

As próximas etapas do projeto estão previstas para o próximo ano e devem ser realizadas na Estação Ecológica da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, e no bairro Caiçara, onde está localizada a nascente do córrego.

Data: 27/10/2010
Fonte: ambientebrasil



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha