China admite pela 1ª vez ser principal emissor de gases-estufa do mundo
A China reconheceu oficialmente pela primeira vez, nesta terça-feira (23), ter se tornado o principal país do mundo em volume de emissões de gases causadores do efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global.

“Ocupamos agora o primeiro lugar mundial em volume de emissões”, disse durante entrevista coletiva, em Pequim, Xie Zhenhua, chefe dos negociadores chineses para as questões climáticas.

Até agora, as autoridades chinesas não reconheciam abertamente esse dado, estabelecido pela comunidade científica e as organizações internacionais, como a Agência Internacional de Energia (AIE).

Pequim preferia insistir na necessidade de usar o cálculo do volume de emissões por habitante, segundo o qual a China, com seu 1,3 bilhão de habitantes, ficaria folgadamente atrás dos países desenvolvidos.

Como sinal de que o tema continua sendo sensível, a declaração de Xie Zhenhua foi censurada da transcrição oficial da coletiva que ele concedeu.

Representantes de mais de 190 países se reúnem de 29 de novembro a 10 de dezembro, em Cancún (México), para tentar chegar a um acordo para a redução das emissões, um ano depois da Conferência de Copenhague, que fracassou na tentativa de fixar metas concretas para depois de 2012, quando expira o Protocolo de Kyoto.
Data: 24/11/2010
Fonte: AmbienteBrasil



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha