Greenpeace bloqueia cargueiro com soja amazônica
O Greenpeace impediu nesta sexta-feira o acesso ao porto de Amsterdã de um cargueiro que, segundo a organização ecológica, transportava soja cultivada em zonas da floresta amazônica ilegalmente desmatadas. A polícia de Amsterdã confirmou a ação sem divulgar mais detalhes.

Onze membros da organização a bordo de lanchas bloquearam o cargueiro W-North, que transportava soja para a multinacional americana Cargill, no canal do Mar do Norte, afirmou o Greenpeace em um comunicado.

O Greenpeace acusou na quinta-feira as redes McDonald's e Cargill, entre outras, de saquear a floresta amazônica ao cultivar a soja necessária para alimentar os frangos que se convertem em seus famosos nuggets.

No relatório "Eating up the Amazon" (Consumindo a Amazônia), publicado em Londres, o Greenpeace denuncia que a Cargill "mantém acordos com granjas para explorar ilegalmente os territórios da Floresta Amazônica que pertencem ao domínio público ou às populações indígenas".

"Toda vez que você come um McNugget, você come um pedaço da Amazônia", adverte Gavin Edwards, coordenador da campanha. A organização assegura que suas conclusões se baseiam em "semanas de investigação, utilização de imagens por satélite, vigilância aérea e análise de documentos governamentais".

Segundo o informe, as três grandes cadeias de alimentação americana - Cargill, Archer Daniels Midland e Bunge - controlam 60% da produção de soja no Brasil. O Greenpeace denunciou que a Cargill construiu ilegalmente seu próprio porto no coração do Amazonas para enviar diretamente a soja para sua sede em Liverpool, Inglaterra.

"Dali, a soja é transportada para o criadouro industrial de Sun Valley, propriedade da Cargill, que se encarrega de transformar os frangos em McNuggets para a maior cadeia mundial de comida rápida, McDonald's".

Greenpeace se baseia no estudo de um informe publicado recentemente na revista científica Nature, segundo o qual 40% do Amazonas será destruído até 2050 "se as tendências atuais de expansão agrícola forem mantidas".
Data: 11/04/2006
Fonte: Terra



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha