Água em perspectiva...
O governo brasileiro divulgou recentemente dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento que mostram a real dimensão do desafio qualitativo que o país têm em relação aos recursos hídricos. Enquanto 95,3% dos domicílios urbanos brasileiros estão ligados à rede de água, apenas 50,6% tem esgoto. Se o foco se fechar sobre o semi-árido, ou então sobre a eventual poluição do Aqüífero Guarani, a questão da qualidade do acesso mais uma vez emerge.

Dentro dessa perspectiva, o Dia Mundial da Água, comemorado nesta terça-feira (22/3), ganha ainda mais importância. Aproveitando a ambientação, o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério da Ciência e Tecnologia lançam, em Brasília, o Sistema Nacional de Informações para a Gestão dos Recursos Hídricos (Singreh). A expectativa é que as informações geradas pela iniciativa possam auxiliar os governantes no futuro.

Além das ações técnicas, no campo e na cidade, os responsáveis pela gestão dos recursos hídricos brasileiros terão que agir em um outro campo, segundo uma pesquisa divulgada este mês pelo Ibope, feita por encomenda da organização não-governamental WWF. Entre outros problemas, o brasileiro desconhece quem são os reais vilões em termos de consumo nacional. Ou seja, investir em educação ambiental também é fundamental.

A pesquisa, que entrevistou mil pessoas em todo o país, de todas as faixas salariais e níveis escolares, revelou alguns quadros que não condizem com a realidade. Para os entrevistados, em termos de consumo a indústria é a grande vilã, com 41% da preferência.

O consumo doméstico ficou em segundo, com 34%, enquanto a agricultura apareceu em terceiro, com apenas 18%. No Brasil, o maior consumidor de água está no campo. As atividades agrícolas respondem por 70% da demanda. A pesquisa WWF/Ibope também revelou que 88% dos brasileiros acreditam que o país irá enfrentar problemas de abastecimento no médio prazo.

Este ano, o Brasil redige o Plano Nacional de Recursos Hídricos e Racionalização do Uso da Água. Das grandes questões nacionais, como a transposição do rio São Francisco, até o banheiro das casas muitas discussões serão ainda travadas.

O Dia Mundial da Água também será marcado por eventos em todo o planeta. A Organização das Nações Unidas (ONU) lança o Decênio Internacional para a ação Água, fonte de vida. A expectativa da ação mundial é, até 2015, melhorar o acesso à água, principalmente em países do terceiro mundo.

— Essa é uma matéria urgente para o desenvolvimento e para a dignidade humana - disse Kofi Annan, secretário-geral da ONU, no lançamento da década da água.
Data: 12/04/2006
Fonte: Agência Fapesp



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha