Governo do Rio lança mapa sobre mudanças climáticas
Os impactos das mudanças climáticas nos municípios fluminenses já podem ser medidos. Em três deles, no Rio de Janeiro, em Angra dos Reis e Paraty, destaca-se o elevado índice de vulnerabilidade ambiental, segundo pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), apresentada nesta quinta-feira (24) em seminário na sede da Secretaria Estadual do Ambiente.

O Mapa de Vulnerabilidade da População do Estado do Rio de Janeiro aos Impactos das Mudanças Climáticas nas Áreas Social, Saúde e Ambiental sintetiza aspectos ambientais, sociais e de saúde humana sensíveis à variabilidade climática, associados a cenários futuros de mudança global do clima. Na pesquisa, foram considerados os dados climáticos de 1960-1990 e os projetados para o período 2010-2040.

Segundo o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, os municípios do estado receberão a pesquisa, que deverá ser incorporada aos planos diretores de suas cidades, para que elas possam se adaptar aos impactos da mudança do clima.

Segundo a coordenadora do projeto, Martha Macedo de Lima, foram adotados quatro índices para mensurar as condições de vulnerabilidade de cada município: saúde; social da família; ambiental; de cenários climáticos.
Data: 25/03/2011
Fonte: AmbienteBrasil



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha