Semana começa com chuva no Sul e Sudeste do país
Pancadas de chuva devem atingir as regiões Sul e Sudeste do país nesta segunda-feira (16). O meteorologista Luiz Souza, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), explicou ao G1 que a faixa litorânea será a mais atingida.

“O tempo fica bastante úmido do litoral norte do Rio Grande do Sul, zona leste e litoral de Santa Catarina e litoral do Paraná até o litoral norte do Rio de Janeiro. Há condições de chuvas isoladas e intermitentes”, afirmou Souza.

A capital paulista também terá chuva no começo desta semana. “A cidade de São Paulo deve ter a segunda-feira com chuva por causa da umidade que os ventos trazem do mar. O tempo ficará fechado na região”, disse.

Sudeste – No extremo oeste de Minas Gerais, a previsão é de sol com variação de nuvens e possibilidade de pancadas à tarde. No norte de Minas e do Espírito Santo, sol com variação de nuvens e pancadas de chuva à tarde.

“Podem ocorrer pancadas fortes no norte de Minas Gerais. No Rio de Janeiro e na Região Serrana, o tempo deve ficar instável, nublado e com chuva fraca”, afirmou Souza.

No extremo leste do Rio de Janeiro e em São Paulo, incluindo a capital paulista, a previsão é de chuva. No Triângulo Mineiro e centro-oeste de São Paulo, a previsão é de sol e variação de nuvens. Nas demais áreas da região, a previsão é de tempo nublado com possibilidade de chuva.

Sul – No centro-oeste do Paraná, Santa Catarina e norte e sudeste do Rio Grande do Sul, segundo o Inpe, a previsão é de sol com variação de nuvens. O tempo fica nublado, com grande chance de chuva na faixa litorânea.

O meteorologista alerta sobre a ocorrência de ventos fortes. “No Sul, o mar pode ficar um pouco agitado por causa do vento forte”, afirmou.

Centro-Oeste – A previsão é de nebulosidade variada e pancadas de chuva no nordeste de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Nas outras áreas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a previsão é de sol entre nuvens.

“Devem ocorrer pancadas fortes no norte de Goiás, no Distrito Federal e nordeste de Mato Grosso. No noroeste de Mato Grosso, há uma variação de nebulosidade”, disse Souza.

Nordeste – Pancadas de chuva forte também estão previstas para grande parte do Nordeste do país, de acordo com Souza. Do sul do Piauí ao noroeste e centro-oeste da Bahia, a previsão é de tempo nublado com possibilidade de chuva.

“Entre Sergipe e Rio Grande do Norte, além de Ceará, Maranhão e Piauí e na parte oeste da Bahia pode chover forte, com pancadas de chuva localizadas”, afirmou Souza.

No sul da Bahia, a segunda-feira começa com sol entre nuvens, mas podem ocorrer pancadas à tarde. Nas outras áreas, a previsão é de sol com variação de nuvens e pancadas de chuva.

Norte – A região Norte deve ter tempo nublado e com pancadas de chuva, com exceção dos estados do Acre e de Rondônia. Em toda a região, haverá chance de pancadas fortes de chuva e, em alguns pontos, poderá ocorrer acumulado de chuva significativo.

No sudoeste do Amazonas e no norte de Rondônia, a previsão é de sol entre nuvens. No sudeste de Tocantins, há possibilidade de pancadas de chuva forte no período da tarde.
Data: 16/05/2011
Fonte: AmbienteBrasil



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha