Água é mais mal aproveitada do que escassa, avaliam cientistas
As bacias hidrográficas do mundo têm água suficiente para permitir que a produção de alimento seja dobrada nas próximas décadas de forma sustentável, afirmam cientistas em duas edições especiais da revista “Water International”, divulgadas por ocasião do 14º Congresso Mundial da Água, que acontece até quinta-feira (29), em Recife.

Análise feita pela rede de cientistas Challenge Program on Water and Food (CPWF) mostra que a aparente falta de recursos hídricos em algumas regiões do mundo não tem a ver com uma escassez de água nos rios, mas com seu uso ineficiente.

Comunicado do grupo científico aponta que, em especial na África subsaariana, o uso de águas pluviais poderia ser muito maior, de modo a até triplicar a produção de alimentos na região.

Em outras partes do mundo em desenvolvimento foram identificadas lavouras de baixa produtividade. Nas bacias do Ganges e do Indo, por exemplo, um quarto das plantações de arroz estão produzindo apenas metade do que poderiam manter de forma sustentável.
Data: 27/09/2011
Fonte: GloboNatureza



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha