Derramamento de tóxicos em rio chinês afeta fornecimento de água...
Um derramamento de substâncias químicas tóxicas num rio da província de Gansu (noroeste da China) obrigou a interrupção do fornecimento de água a 243 mil pessoas durante cinco dias, informou hoje a agência oficial de notícias, "Xinhua".
Um caminhão que transportava vários barris de TDI, uma substância química de uso industrial, sofreu um acidente no domingo, perto do rio Tangzhu. Toda a sua carga caiu nas águas.

O acidente ocorreu na área de Jiuzhaigou, um dos parques naturais mais visitados pelos turistas.

O contato com o TDI (diisocionato de tolueno) pode causar danos ao aparelho respiratório, à pele e aos olhos. Oito barris da substância foram recuperados por equipes de manutenção, mas pelo menos outros dois continuam no rio podem causar um desastre ecológico.

O fornecimento de água já foi restabelecido em alguns trechos, mas pelo menos 60 mil pessoas estão sem água potável.

Em novembro de 2005, por causa da explosão de uma fábrica petroquímica, 100 toneladas de substâncias tóxicas e cancerígenas obrigaram a cortar a água de Harbin (nordeste da China) durante cinco dias. As autoridades tentaram ocultar o acidente, revelando a incapacidade do Governo diante de desastres ecológicos.

O escândalo levou a um aumento do fluxo de informação sobre problemas ecológicos. Mesmo assim, um porta-voz ministerial, consultado hoje pela Efe sobre um tema ambiental, desligou imediatamente o telefone.

Segundo a Administração Estatal de Proteção Ambiental chinesa (Sepa), nos últimos meses houve um desastre ecológico a cada dois dias, em média.
Data: 19/05/2006
Fonte: EFE



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha