Naturalista reconhece que homem está mudando clima do planeta...
David Attenborough, renomado diretor de documentários sobre a natureza, o último deles intitulado "Planeta Terra", aderiu finalmente aos ambientalistas que afirmam que o homem está mudando o clima.
Após 50 anos dedicando-se a mostrar aos telespectadores de todo o mundo as maravilhas do planeta, Attenborough deixou para trás seu ceticismo sobre o perigo de aquecimento global.

"Não tenho mais dúvidas. Considero a mudança climática o maior desafio do mundo. Esperei para ter provas conclusivas de que o homem estava mudando o clima", afirma Attenborough numa espécie de confissão ao jornal "The Independent".

"O que me convenceu realmente foram os gráficos que relacionam o aumento do dióxido de carbono na atmosfera e o aumento de temperatura com o crescimento demográfico e a industrialização", explica o naturalista.

"A coincidência das curvas deixa perfeitamente claro que deixamos para trás o período de oscilação climática natural e iniciamos uma curva muito inclinada, com uma elevação de temperatura muito superior às anteriores", acrescenta.

"Tenho 80 anos, e não é que me oponha, como velho que sou, às mudanças. Reconheço que o mundo sempre mudou, mas a diferença é que agora está mudando de modo mais rápido e extremo que nos últimos milhões de anos", diz.

Esta noite, na BBC, Attenborough deverá anunciar seu arrependimento por seus anos de ceticismo com o primeiro de dois programas, significativamente intitulados "Estamos mudando o planeta Terra?", nos quais admite o perigo da mudança climática pela ação humana.
Data: 24/05/2006
Fonte: EFE



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha