Negociador do Brasil vê ‘luz no fim do túnel’ na conferência do clima
O negociador-chefe do Brasil na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, embaixador Luiz Alberto Figueiredo, disse nesta terça-feira (6), em Durban, na África do Sul, que está otimista em relação às negociações que acontecem na reunião.

“As coisas ainda precisam ser completadas para que tenhamos um resultado. Mas vi sinais hoje que dizem que há uma luz no fim do túnel”, disse, sem entrar em maiores detalhes.

A aparente disposição dos países para sair de Durban com algum resultado tem sido apontada por outros participantes da COP 17.

A secretária da ONU para Mudanças Climáticas, Christiana Figueres, já havia sinalizado que já está se discutindo “como” o Protocolo de Kyoto será prorrogado e não “se” haverá um segundo período.

O acordo é o único de cumprimento obrigatório que coloca metas de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa para parte dos países desenvolvidos. Caso não seja renovado, não haverá nada em seu lugar.

Como condição para se comprometer em um novo período, a União Europeia propõe a criação de um cronograma para um novo acordo mais abrangente, sob o qual os países emergentes também se comprometeriam a reduzir emissões de carbono.

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, que abriu o segmento de alto nível, em que ministros e chefes de governo entram na negociação, instou os mais de 190 países participantes a avançarem. “Sem exagero, podemos dizer: o futuro de nosso planeta está em jogo. A vida das pessoas, a saúde da economia global, a sobrevivência de algumas nações”.
Data: 07/12/2011
Fonte: GloboNatureza



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha