Aquecimento global ocorre há 55 milhões de anos...
O fenômeno do aquecimento global não é novo e afeta o planeta há 55 milhões de anos, quando as temperaturas do Ártico subiram a níveis subtropicais, segundo um estudo publicado hoje pela revista Nature.
Segundo a publicação britânica, uma equipe de pesquisadores americanos chegou a essa conclusão após analisar amostras de rochas procedentes do solo do Oceano Ártico.

A chamada "Expedição ao Centro do Ártico" (Acex, na sigla em inglês) conseguiu extrair um cilindro de sedimentos de 400 metros de extensão do recife da região de Lomonosov, a cerca de 250 quilômetros do Pólo Norte.

Os cientistas asseguram que, há 55 milhões de anos, a temperatura da superfície do Oceano Ártico era de 18 graus centígrados e não incluía qualquer camada de gelo.

Pouco depois, teve início um período de aquecimento planetário conhecido como Máximo Termal do Paleoceno-Eoceno, quando as temperaturas do Ártico subiram até os 23 graus centígrados, mais de 10 graus acima do que os cientistas acreditavam até então.

Os autores do estudo argumentam que a mudança teve como conseqüência uma enorme liberação de gases que causam o chamado "efeito estufa", como o dióxido de carbono, procedente de vulcões ou de metano congelado sob o mar.

Seis milhões de anos mais tarde, o Ártico se tornou um mar com uma superfície de água líquida e de tom verde.

Depois, há 45 milhões de anos, a Terra sofreu uma queda violenta de temperatura. O brusco esfriamento alterou os ventos, as correntes oceânicas e as temperaturas marinhas e terrestres, e teve um grande impacto na vida animal e vegetal do planeta.

Os cientistas também averiguaram que o congelamento dos dois pólos da Terra aconteceu de forma quase simultânea há 45 milhões de anos, contra a antiga teoria de que as glaciais da Antártida se formaram antes que as do Ártico.

"Agora, muito do que sabemos sobre a evolução glacial na Terra faz mais sentido", afirmou o professor Steven Clemens, um dos autores do estudo e membro da Brown University, de Rhode Island, EUA).

Segundo Clemens, os resultados da pesquisa também indicaram "a importância dos gases que provocam o efeito estufa como causadores da mudança climática".

"O acréscimo ou a retirada de grandes quantidades de dióxido de carbono na atmosfera certamente leva a uma mudança climática global", acrescentou o professor.
Data: 01/06/2006
Fonte: EFE



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha