Método de despoluição da água ganha prêmio Eureka...
Um método capaz de degradar as substâncias mais poluentes das águas residuais com a metade da energia usada por outros procedimentos obteve os Prêmios Lynx e Lillehamer da XXII Conferência Ministerial Eureka.
O sistema, desenvolvido dentro do Projeto Biomac de Eureka, liderada por uma equipe de pesquisadores suíços, é capaz de acabar com os compostos tóxicos "mais difíceis" das águas industriais e municipais, que não são erradicados pelos métodos tradicionais.

Os prêmios são entregues, respectivamente, à empresa e ao projeto que mais beneficiam o meio ambiente e reconhecem o trabalho de uma equipe de pesquisadores liderada por Enga Luye na Universidade de Genebra e a companhia croata EcoEngineering, que faz parte do Projeto Biomac e responsável pelo desenvolvimento do sistema.

Segundo explicou hoje em entrevista coletiva Vice Solja, diretor de EcoEngineering, trata-se de um tratamento biológico "muito mais eficiente", que usa uma concentração exata de bactérias "inimigas" das substâncias residuais mais poluentes.

A peculiaridade do método, acrescentou, é que consegue erradicar grandes quantidades de águas residuais a partir de uma série limitada de microorganismos.

Enga Luye, responsável pela equipe de pesquisadores, explicou aos jornalistas que em seu trabalho era "imprescindível" conseguir tanto a tecnologia como a seleção das "melhores bactérias", algo que fizeram como "se tratasse de um time de futebol".

O Prêmio Eureka Lillehamer ao projeto que mais beneficia o meio ambiente foi dividido com o Projeto Ecdvat, liderado por uma equipe austríaca da qual participaram pesquisadores de toda a Europa.

Graças a este projeto, os cientistas obtiveram um método para reutilizar alguns dos agentes químicos contidos nas tinturas empregadas na indústria têxtil.

Da iniciativa intergovernamental Eureka, lançada em 1985, fazem parte Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Croácia, Dinamarca, Estônia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Federal da Iugoslávia, República Eslovaca, República Tcheca, Romênia, Reino Unido, Rússia, Eslovênia, Suécia, Suíça e Turquia.
Data: 12/06/2006
Fonte: EFE



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha