Águas subterrâneas não ameaçam mais a Esfinge, diz governo do Egito
As autoridades do Ministério de Estado egípcio para Antiguidades anunciaram nesta quinta-feira (10) que as águas subterrâneas não são mais um perigo para a Esfinge, situada na esplanada das pirâmides de Gizé, embora os trabalhos de drenagem ainda continuem.

O ministro da pasta, Mohammed Ibrahim, informou em comunicado que, depois que secaram o terreno com uma maquinaria especial, o nível das águas subterrâneas não ameaça à estátua.

O projeto, empreendido em colaboração com a agência americana para o desenvolvimento internacional (USAID, na sigla em inglês), inclui também a drenagem das águas subterrâneas nas imediações da pirâmide de Quéfren.

A iniciativa foi iniciada depois da análise de um centro de consultas internacional sobre as águas subterrâneas na zona onde se encontram a Esfinge e as três Pirâmides de Guizé, informou o comunicado.

Vários especialistas advertiram sobre o perigo da Esfinge afundar, após ser comprovado que as águas subterrâneas dos arredores estavam subindo para a superfície.

Com 4,6 mil anos, a estátua de pedra caliça, metade homem metade leão, sempre foi venerada e, na época faraônica, era local de culto.
Data: 11/05/2012
Fonte: G1



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha