Acordo prevê redução de emissão de gases de efeito estufa pela indústria
O governo federal e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) assinaram nesta terça-feira (21) um acordo de cooperação para a implementação de um plano que prevê a redução das emissões de gases de efeito estufa pelo setor.

O acordo estabelece meta de 5% de redução nas emissões até 2020 e vale para as indústrias de alumínio, cimento, papel e celulose, químico, cal, vidro e aço. Serão feitos estudos para apontar contrapartidas econômicas pela mitigação.

A cerimônia de assinatura contou com as presenças dos ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, além do presidente da CNI, Robson Andrade.

“O crescimento consistente da economia e a redução da emissão de gases de efeito estufa só serão possíveis na forma desejada se a competitividade e a racionalidade econômica forem preservadas em todo o sistema produtivo”, disse Andrade.

De acordo com ele, o plano deve considerar “peculiaridades de cada segmento” da indústria e a “necessidade urgente de retomada do crescimento da indústria” nacional.

Plásticos – O ministro Fernando Pimentel disse que a adoção de metas de redução de poluentes e gases de efeito estufa “virou uma peça fundamental da agenda econômica do governo.”

Ele citou como exemplo o novo regime automotivo, que está sendo negociado com as fabricantes de carros, e que prevê a redução da emissão de CO2 pelos veículos produzidos no Brasil a partir de 2013.

Pimentel disse ainda que o governo vai criar um novo regime especial também para o setor de plásticos. De acordo com ele, o regime vai ser “mais ou menos nos moldes do [previsto para o setor] automotivo.”
Data: 22/08/2012
Fonte: G1



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha