Mudanças do clima ameaçam ilhas do Pacífico, alerta órgão da ONU
O Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) informou nesta sexta-feira (30) que as Ilhas do Pacífico estão sofrendo ameaças devido às mudanças climáticas.

O órgão da ONU (Organização das Nações Unidas) anunciou que as ilhas estão enfrentando desafios jamais vistos às suas economias e ao seu meio ambiente. Entre os problemas estão o aumento do nível do mar, ciclones tropicais, cheias e secas, entre outros.

O Pnuma baseou-se em estudo apresentando durante a COP 18, a Conferência da ONU sobre Mudança Climática, que ocorre em Doha, no Catar, até o próximo dia 7 de dezembro. O embaixador de Cabo Verde, que participa da cúpula, falou que o tema é preocupante e que, embora a ameaça seja maior para os estados-ilha, como Cabo Verde, o aquecimento global não deixará nenhum país imune.

“Evidentemente que os países insulares estão a enfrentar uma ameaça a sua sobrevivência, mas todos os países, neste momento, grandes, pequenos, ricos, pobres vão ter que se submeter às consequências da nossa inação perante às mudanças climáticas.”

Durante a COP 18, os países-membros analisam, ainda, o efeito que a mudança climática tem sobre a pesca e o desenvolvimento costeiro. As ilhas localizadas mais abaixo no oceano Pacífico podem ter até 18% de seu PIB (Produto Interno Bruto) comprometido por causa das novas condições do clima.

Até 60% dos répteis, 21% dos mamíferos e 13% dos pássaros da região estão ameaçados. Existe vazamento em 50% do fornecimento de água da área.

O estudo Panorama do Meio Ambiente no Pacífico e da Mudança Climática foi compilado por autoridades da região com o apoio do Pnuma e outras entidades. O documento lista 21 nações e experiências de 500 comunidades. O chefe do Pnuma, Achim Steiner, disse que é preciso aumentar a capacidade de gerenciamento dos impactos sobre as ilhas e os moradores.
Data: 03/12/2012
Fonte: Rádio ONU



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha