Albert de Mônaco cria fundação para meio ambiente
O príncipe Albert de Mônaco anunciou hoje a criação de uma fundação para a defesa o meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, que centrará sua atividade na mudança climática, na biodiversidade e na água.
"É verdade que Mônaco não é o maior país do mundo, mas estou decidido a mostrar que pode estar entre os Estados mais inovadores no enfoque sobre o meio ambiente", afirmou Albert no ato de apresentação da nova instituição.

A Fundação Príncipe Albert II de Mônaco "será uma fonte permanente de ações dinâmicas e inovadoras em favor da proteção do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável e atuará como acelerador, ao mobilizar recursos em nível internacional", assegurou o soberano.

Após lembrar seu "compromisso pessoal com a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável", lembrou que o planeta dá sinais de alerta que exigem que cada um aja, "se queremos proteger o planeta para as gerações futuras".

"Uma mobilização que é essencial, porque o meio ambiente é nosso bem comum e sua proteção é nosso dever", disse Albert.

O príncipe Albert falou sobre os efeitos do aquecimento climático, em particular o aumento das temperaturas e a elevação do nível dos oceanos, a poluição atmosférica e de água, a queda da biodiversidade e a falta de água potável para bilhões de pessoas.

"A Fundação dedicada ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável, cuja criação anuncio hoje, pretende ter um papel motor para combater esta situação de emergência", afirmou o príncipe.

Albert ressaltou que seu "compromisso pessoal é indefectível para a realização deste objetivo".

O soberano ressaltou a tradição de Mônaco na luta para proteger os oceanos, e lembrou que seu tataravô, o príncipe Alberto I, fez uma expedição ao Pólo Norte.

Alberto II refez a expedição de seu antepassado e em 16 de abril chegou ao Pólo Norte, em uma iniciativa para chamar a atenção sobre o aquecimento climático. Agora, o príncipe tem planos para fazer algo similar na Antártida nos próximos dois anos.
Data: 28/06/2006
Fonte: EFE



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha