Estudo revela diminuição da água nos rios Tigre e Eufrates
Satélites americanos detectaram uma grande diminuição das reservas de água nos rios Tigre e Eufrates em um período de sete anos, a partir de 2003, segundo um novo estudo.

Os leitos desses rios, cujas águas irrigam parte do Iraque, Irã, Turquia e Síria, perderam o equivalente há um Mar Morto, determinou o estudo.

“É uma quantidade de água suficiente para satisfazer as necessidades de milhares de pessoas na região a cada ano, dependendo das regras de uso regional e a disponibilidade”, afirmou Jay Famiglietti, diretor da investigação.

O estudo, que deve ser publicado nesta quarta-feira na revista Water Resources Research, foi realizado por cientistas da Universidade da Califórnia, do Centro de Voos Espaciais Goddard da NASA e do National Center for Atmospheric Research.

Se baseia nos dados recolhidos durante um período de sete anos pelos satélites GRACE da NASA, que vigiam as mudanças globais nas reservas de água.

De acordo com as variações nas reservas de água em uma determinada região, os satélites medem a gravidade das transformações e seus impactos.

“Os dados dos GRACE mostram um índice alarmante de queda no armazenamento total de água no Tigre e Eufrates, que atualmente possuem a segunda taxa de perda mais rápida de águas subterrâneas da Terra, depois da Índia”, indicou Famiglietti.

Parte desta diminuição foi atribuída à seca de 2007 e os acúmulos de neve, e ainda pela perda de água da superfície dos lagos.

Mas 60% da diminuição da água foi resultado do bombeamento de água subterrânea.

Neste sentido, Famiglietti destacou o Iraque, que perfurou 1.000 novos poços em resposta à seca de 2007.
Data: 13/02/2013
Fonte: Terra



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha